29 de maio de 2011

Profeta Gentileza



Fiquei com essa música na cabeça a semana toda,apesar de não escutá-la há um bom tempo.Acho bacana a história dela e quis postar aqui.Mas enfim,creio que a maioria sabe que ela foi escrita em homenagem ao "Profeta Gentileza"...alguém lembra dele??

O que eu sabia era que foi um senhor carioca, conhecido como "pregador", por inscrever "palavras de gentileza" sob um viaduto no Rio de Janeiro. A frase mais conhecida dele é: "Gentileza gera gentileza".
Daí fui pesquisar o oráculo (Google) pra saber mais sobre,e descobri entre outras coisas que ele faleceu no dia 28/05/1996, aos 79 anos (ontem fez 15 anos desde sua morte)


Bom, vou tentar reproduzir um pouco a história dele,em tópicos:

* Seu nome era José Datrino e por volta dos treze anos de idade dizia ter premonições sobre sua missão na terra: "abandonar o mundo material e se dedicar ao mundo espiritual".

*Teve uma infância difícil, trabalhando no campo, onde aprendeu a amansar burros pro transporte de carga. Mais tarde, já conhecido como profeta, se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento".

*Ficou conhecido como "José Agradecido" ou "Profeta Gentileza" depois de voluntariamente prestar conforto, com palavras de gentileza, as familias das vítimas da tragédia ocorrida em Niterói em 1961: um grande incêndio no Gran Circus Norte-Americano, onde morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças.

* Na década de 70, percorreu as cidades, pregando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza. Aos que o chamavam de louco ele respondia: "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".

*Contradições: um artigo de autoria da professora Luiza Petersen e do jornalista e escritor Marcelo Câmara, que conviveram com Datrino ("Jornal do Brasil" de 21/02/2010) e rebatido por outro artigo publicado no Jornal do Brasil afirma que ele, apesar de falar em gentileza como um mantra, era "agressivo, moralista e desbocado [...] Vociferava, ofendia e ameaçava espancar transeuntes", ao ponto de às vezes ser necessário chamar a polícia para acalmá-lo. "Suas principais vítimas eram as mulheres de minissaia ou com calças apertadas, de cabelos curtos, que usavam maquiagem, salto alto e adereços [...] A maioria da população, especialmente as mulheres e crianças, fugia dele". A imagem que se criou dele após sua morte, segundo os autores, não corresponde às lembranças dos que conviveram com ele durante os anos 1960 e 1970.

* A partir de 1980,ele encheu as pilastras do Viaduto do Caju (que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5 km), com inscrições em verde e amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.

* Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza.
A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.

* Em 2001, foi homenageado pela Escola de Samba GRES Acadêmicos do Grande Rio.

* Em Conselheiro Lafaiete, cidade do interior de Minas Gerais, há um amplo trabalho feito pela ONG AMAR que dá continuidade ao trabalho do Profeta Gentileza. Foram desenvolvidas oficinas com jovens da cidade, onde foi possível repassar as técnicas de mosaico. Além disso, um grande muro no bairro São João recebeu uma linda aplicação de mosaico. E a praça São Pedro, no bairro Albinopólis, foi toda decorada seguindo o exemplo do Profeta Gentileza.

* Além de Marisa Monte, o compositor Gonzaguinha, homenageou o profeta na música "Gentileza" nos anos 80, como se vê no trecho: "Feito louco / Pelas ruas / Com sua fé / Gentileza / O profeta / E as palavras / Calmamente / Semeando / O amor / À vida / Aos humanos".
Já a música de Marisa Monte,enfatiza o apagamento das inscrições: "Nós que passamos apressados / Pelas ruas da cidade / Merecemos ler as letras / E as palavras de Gentileza"), retratatando os danos ocorridos contra os murais, como diz o trecho: "Apagaram tudo / Pintaram tudo de cinza / Só ficou no muro / Tristeza e tinta fresca.".

* No ano de 2000, na cidade de Mirandópolis (SP), onde o profeta está enterrado, foi criada a primeira ONG da cidade: Gentileza Gera Gentileza, fundada por parentes e amigos que admiravam a filosofia de vida do Profeta. A ONG, além de lembrar a pessoa de José Datrino (Profeta Gentileza), em sua criação, tinha a missão de difundir educação e cultura em toda a região.

*Gentileza denunciava o mundo, regido "pelo capeta capital que vende tudo e destrói tudo". Via no circo destruído uma metáfora do circomundo que também será destruído. Mas anunciava a "gentileza que é o remédio para todos os males". Deus é "Gentileza porque é Beleza, Perfeição, Bondade, Riqueza, a Natureza, nosso Pai Criador". Um refrão sempre voltava, especialmente nas 56 pilastras com inscrições na entrada da rodoviária Novo Rio no Caju: "Gentileza gera gentileza, amor". Convidava a todos a serem gentis e agradecidos. Anunciava um antídoto à brutalidade de nosso sistema de relações e, sob a linguagem popular e religiosa, um novo paradigma civilizatório urgente em toda a humanidade.

* Houve um homem enviado ao Rio por Deus. Seu nome era José da Trino, chamado de Profeta Gentileza (1917-1996). Por mais de vinte anos circulava pela cidade com sua bata branca cheia de apliques e com seu estandarte, pregava nas praças e colocava-se nas barcas entre Rio e Niterói anunciando sem cansar: "Gentileza gera Gentileza". Só com Gentileza, dizia, superamos a violência que se deriva do "capeta-capital". Inscreveu seus ensinamentos ligados à gentileza em 56 pilastras do viaduto do Caju, à entrada da cidade, recuperados sob a orientação do prof. Leonardo Guelman que lhe dedicou um rigoroso trabalho acadêmico, acompanhado de vídeo e um belíssimo CD-ROM com o título Universo Gentileza: a gênese de um mito contemporâneo.


(Retirei as informações do wikipédia, e quem quiser saber mais sobre, só acessar o link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza )



(postado por Julie)

2 comentários:

  1. Muito bom a lembrança.A música de Marisa Monte é linda!

    ResponderExcluir
  2. Oii Eder,
    Linda mesmo a música né...vez ou outra eu fico viciada nela..haha
    Obrigada pela visita!
    Bjos e boa semana!
    : )

    ResponderExcluir