2 de maio de 2011

Criatividade


"Chega ao colégio e - surpresa! - pedem-lhe que faça um navio. A coisa que ele mais gosta: desenhar. Faz um navio lindo, redondo como a lua, cheio de árvores no interior e com dois bichos nadando - elefantes, diz ele. A professora olha a obra de arte, pergunta o que é e recebe a resposta: ‘Um navio! ’ Carinhosamente, a professora vai até o quadro e desenha um navio clássico, com velas, proa e popa, um digno navio de adulto, e diz: ‘João Paulo, isto é um navio e elefante não nada! ’ João Paulo havia feito um navio original, diferente dos outros, lindo, nunca feito por alguém. Havia criado o primeiro navio redondo, e a professora, que seguramente não havia lido "O Pequeno Príncipe", deu-lhe uma lição de como as pessoas devem ser bitoladas desde criancinhas."
(LISBOA, 1998, p. 15)

********

“Apontamos ainda uma série de pressupostos cultivados em nossa sociedade, como, por exemplo, de que tudo tem que ter utilidade, tudo tem que dar certo, tudo tem que ser perfeito, não se pode divergir das normas impostas pela cultura etc., que contribuem para manter adormecido o potencial para criar, presente em todo ser humano, dificultando à pessoa correr o risco de experimentar, de ousar, de divergir e de fazer um uso positivo de sua imaginação.”
(Barreiras à criatividade pessoal , de Eunice Alencar e Denise Fleith)




(postado por Julie)

2 comentários:

  1. Sabe, eu era muito assim...

    Meus desenhos mais loucos, originados do caos da minha cabeça geralmente não eram compreendidos pelos professores do colégio. Cresci, e o que fiz? Jornalismo. Criei um blog. Agora posso fazer todas as pinturas mais loucas que ao menos tenho um local para públicá-las sem que os outros me julguem "louca" na minha cara. rsrsrs

    Mas, Julie, na verdade, me parece que "ser criativo" é uma questão ainda pouquíssimo trabalhada em algumas áreas de atuação e até em emrpesas tradicionais. A todo momento somos cobrados por novas atuações, novas ideias que tragam resultados positivos, redução de custo e satisfação do público-alvo contudo, quando propomos ações inovadoras, muitos tem receio de aplicá-las justamente por suas características pouco convencionais e acabam ficando com o velho e chato feijão com arroz do mundo corporativo...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Alyssa, concordo com você em gênero, número e grau..rsrsrs
    Seus comentários sempre me fazem pensar e estender o assunto, e aí vai virando um "diálogo" mesmo..rsrs..muuito bom isso!

    De fato, há um paradoxo quando o assunto é "criatividade" nas empresas: é uma qualidade muito exigida, mas ao mesmo tempo "podada" e por mais que sua idéia seja coerente e perfeitamente possível de ser executada, sempre tem alguém que torce o nariz para o novo ( e por azar esse "alguém" é seu chefe..rsrrs)
    Infelizmente, isso acontece muito na área de moda e percebo também que aqui em Goiânia esse problema é maior. A criação ainda é bastante "limitada", porque se copia muito de fora.Mesmo considerando que as tendências são globais, dá pra fazer sim algo sempre novo e regional dentro dessas tendencias, mas na maioria das vezes isso não acontece. Claro que tem as exceções e muitos profissionais tem realizado trabalhos maravilhosos, de qualidade e com uma criatividade encantadora.
    Mas enfim, mundo corporativo e burocrático de um lado e a liberdade da blogosfera de outro! Essa ferramenta é ótima pra exercitar a criatividade,o empreendedorismo e fazer algo "do nosso jeito"...(ufa! ainda bem né!)

    * Nesse assunto bastante complexo, uma das coisas que eu acho mais bacana, é conhecer o "processo criativo" das pessoas.Como dizem: "Cada doido com sua mania"..rsrs..e eu adoro isso! Alguns dias atrás, estávamos conversando eu e uma turma de amigos designers, e cada um contando o que traz inspiração, como faziam pra nao esquecer aquela idéia que surge de repente (e geralmente em horas impróprias) e enfim, saiu cada coisa bizarra mas que no final das contas é extremamente interessante. Essa conversa começou informalmente, como brincadeira mesmo, algumas curtições com o outro, mas depois percebemos o quanto foi enriquecedora pra todos.
    Conhecer o processo criativo de pessoas de outras áreas de atuação também é muito legal, justamente pelas diferenças de raciocínio que em algum ponto vao se interligar ,seja na execução de uma idéia ou ainda no próprio processo de criação

    * O tema "Criatividade" no mercado de trabalho, foi capa da revista "Época" (02/08/2010 - "Aprenda a ser criativo"). Sim, tem um tempinho já, mas quem se interessar, vale a pena conferir

    * Obrigada pela visita e por proporcionar o pequeno "diálogo"...rsrs...volte sempre!
    Bjos

    ResponderExcluir