24 de setembro de 2010

"Primavera"

("Primavera", Sandro Botticelli - c.1478)

A chegada da estação me fez lembrar uma obra fantástica de um dos meus artistas preferidos: Sandro Botticelli. Italiano e pré-renascentista, conseguiu revelar a graciosidade e a perfeita harmonia nas suas figuras. O que de fato, me encanta - além da perfeição e estética da obra - é o conteúdo que ela carrega, unindo de forma admirável, dois assuntos pelos quais tenho grande interesse: arte e mitologia.

Apesar de várias interpretações possíveis (desde a representação do mundo pagão até a representação simbólica das estações), ela nos apresenta a alegoria da chegada da Primavera. A obra dá margem a muitos outros olhares, estudos e interpretações e cada vez que a vejo, a minha listinha de analogias e possibilidades aumenta consideravelmente, mas, bom mesmo é olhar novamente a obra depois de conhecer cada figura em sua respectiva simbologia. Então vamos lá...

* Vênus (ao centro do bosque de laranjeiras) deusa do amor e da beleza. Na tradição clássica, ela e seu filho (o cupido), surgem para avivar os campos, fustigados pelo inverno, iniciando a primavera ao semear flores, beleza e atração entre todos os seres.

*Zéfiro (à direita de Vênus) - deus dos ventos.

* Clóris (também á direita, sendo abraçada por Zéfiro).A ninfa, é representada em sua metamorfose, quando se transformava em Flora, deusa das flores (a figura de vestido florido que cumpre sua missão de adornar o mundo com flores)
O poeta Ovídio, descreve essa cena como o princípio da primavera: Zéfiro, lamenta-se ela, foi arrebatado por uma paixão selvagem ao vê-la. Assim, perseguiu-a e tomou-a á força para sua mulher. Porém, se dando conta de seus atos brutais, arrependeu-se e para recompensá-la, transforma-a na deusa das flores, rainha da primavera.

*Cupido (sobre a cabeça de Vênus, sua mãe) - É representado atirando suas flechas de amor com os olhos vendados. É tido que qualquer ser atingido por suas flechas, se apaixonará perdidamente pela primeira figura que ver, não importando o que ou quem seja, já que o amor é cego (olhos vendados). A chama de sua flecha, é um símbolo da paixão que vive no sentimento que ela provocará.

* Três Graças (à esquerda da tela) - Tália (a que traz flores), Aglaia (brilho e esplendor) e Eufrosine (júbilo e alegria). As ninfas em geral eram filhas de pais ou mães divinos.Retratadas como belas mulheres, estavam associadas ao campo ou à outras forças da natureza.

* Mercúrio (mais à esquerda) - mensageiro dos deuses, é retratado dissipando as nuvens, fechando esse ciclo mitológico. Para a filosofia neoplatônica, esse ciclo é a ligação ininterrupta entre o mundo e Deus, e vice-versa.

(postado por Julie)

Nenhum comentário:

Postar um comentário