23 de agosto de 2010

"The Uniform Project"


Usar o mesmo vestido todos os dias durante 1 ano, sem repetir o look! Vamos combinar que é uma tarefa bem difícil, mas a indiana Sheena Matheiken mostrou que, com muita criatividade, é possível montar looks inspirantes e ainda, fazer uma boa ação social.
Com essa proposta, ela criou o “The Uniform Project”: durante 365 dias, usou um modelo único de vestido, na cor preta, modificando apenas os acessórios (próprios e doados por conhecidos e internautas). Postou diariamente no site, os looks compostos e durante esse período arrecadou verbas para ajudar a Akanksha Foundation, uma instituição voltada á educação de crianças carentes da Índia.
A peça (desenhada por sua amiga Eliza Starbuck) é bem versátil: pode ser usada aberta ou abotoada para frente ou para trás.
O desafio se concretizou em maio deste ano e desde o início, chamou a atenção da mídia global. O sucesso e os bons resultados fizeram com que Sheena desse continuidade ao projeto (com algumas modificações, porém com a mesma proposta).
A idéia é bastante original, de uma criatividade absurda e com um papel social de extrema importância. Estímulo também para pensarmos em temas como sustentabilidade e consumo consciente na moda. A prática da customização é um bom exercício para desenvolver a criatividade e reaproveitar aquelas peças “encostadas” no guarda-roupa, deixando-as ainda com um aspecto mais pessoal e exclusivo.
A moda, ainda considerada fenômeno extremamente fútil e sem importância, pode sim, ser utilizada de maneira inteligente, indo além dos conceitos estritamente ligados a estética.

Abaixo, alguns looks em estilos diferentes. Para conhecer mais o projeto e conferir os 365 looks é só acessar: www.theuniformproject.com

•O link “year 1” no canto superior a direita,no site, dá acesso ao projeto inicial do Uniform Project (que durou os 365 dias)e no canto esquerdo há um calendário onde você pode conferir por mês e dia os looks criados.






(Postado por Julie)

Um comentário:

  1. Eu vi essa reportagem... legal demais! em tempos de consumismo, acho super interessante a customizaçao... tem cada coisa linda e gente muito especial e sensivel fazendo isso... inclusive pessoas sem estudo nenhum academico, mas com uma cultura formidável!! bjs Etel

    ResponderExcluir