22 de abril de 2011

O "fantástico" da fotografia (antes do photoshop)

Vanguardismo, versatilidade, ousadia e uma percepção extremamente aguçada: essas são algumas das características das produções do fotógrafo americano Melvin Sokolsky,que pra mim - entre muitos outros grandes nomes da fotografia - é um dos melhores.

A série "Bubble" que ele fez em 1963 para a Harper’s Bazaar, revolucionou a fotografia de moda, fugindo de todo e qualquer padrão de normalidade da época.

Sobre este trabalho,Sokolsky, contou uma história interessante: em uma exposição, espiando a discussão que um grupo de estudantes faziam acerca de seu trabalho, ouviu alguns deles elogiarem suas habilidades com o Photoshop. As famosas fotografias com bolhas e modelos voadoras de Sokolsky, deveriam ser produto de um informata habilidoso, julgavam os estudantes, visto que não haviam quaisquer imperfeições perceptíveis naquelas imagens . Sokolsky, fingindo ser um espectador, uniu-se ao grupo e fez a grande observação: em 1963 o Photoshop sequer existia!
Talvez a admiração dos estudantes tenha aumentado quando descobriram que tudo aquilo foi feito artesanalmente, já que as bolhas realmente estavam penduradas nos prédios e suspensas nas ruas. Para sorte de Sokolsky, o marido de uma das modelos era amigo de um policial que concedeu a permissão para que o estranho projeto pudesse ser concretizado. Graças a isso as modelos puderam alçar vôo.









Diz-nos o fotógrafo que, ao idealizar este trabalho, tinha em mente uma tela de Bosh, que conhecera na infância: “ O Jardim das Delícias Terrenas”, magnífico tríptico que representa a vida no mundo como um espaço entre o paraíso e o inferno, entre o Éden e a perdição, enfatizando um detalhe em que um casal se apresenta dentro de uma bolha.

(O jardim das delícias terrenas" Hieronymus Bosch - 1504)



*detalhe da tela



Alguns críticos analisam que uma forma de pensar nas modelos em bolhas, é justamente encara-las como representações de uma beleza ideal. Pois, esta beleza, cristalizada naquelas fotografias, mantém-se longe da avassaladora ação do tempo. Apenas a imagem pode existir em sua juventude por um tempo infinito.

Para Sokolsky, os recursos tecnológicos, como a captação digital das imagens, facilita o trabalho pelo fato de permitirem a análise instantânea das imagens e diz utilizar o Photoshop hoje, para tratar e refinar as imagens, mas , deixando claro que é mesmo a idéia que realça o espírito da foto: “ a técnica não é o passaporte para se fazer uma grande imagem. Sem a idéia você não tem nada”.


*Melvin Sokolsky, foi um dos mais sucedidos fotógrafos publicitários dos anos 60, fotografou personalidades internacionais como Twiggy, Chet Baker, Natalie Wood, entre outros.Produziu ainda para Vogue, Vibe e Bazaar, além de ter trabalhos que constituem a coleção permanente de museus.





(postado por Julie)

Nenhum comentário:

Postar um comentário