13 de março de 2011

Ganesha - Deus do Hinduísmo, uma das religiões da Índia

Olha que lindo! Quero dividir com vocês um pouco dos meus estudos sobre o Yoga! Boa semana a todos! Bjs, Etel


"Ganesha"

Este deus aparece com a forma de um elefante ricamente ornamentado e é muito querido pelos indianos, que nunca maltratam esse animal. Traz sorte e alegria. Também é reverenciado como aquele capaz de abrir caminhos, remover os obstáculos e abençoar à todos!
Significa “Senhor de Todos os Seres”. É filho do Senhor Shiva, a “Realidade Suprema”, transformador (a criação da Yoga é atribuída a ele) e de Parvati, a “Mãe do Cosmos”, deusa da alegria e da energia, mãe suprema. Seus sinais sobre a testa representam as três dimensões: a região inferior, a Terra e o Paraíso ou passado, presente e futuro. Suas orelhas simbolizam a grande sapiência da educação espiritual. Seus olhos enxergam além da dualidade, o espírito de Deus em cada um. Sua tromba indica capacidade intelectiva. Suas presas representam os mundos material e espiritual, negativo e positivo, Yin e Yang, forte e fraco. Uma está quebrada simbolizando a capacidade de superar o dualismo, os obstáculos. Sua enorme barriga indica capacidade de “ingerir” qualquer experiência, também a abundância. Seus braços representam os quatro atributos do corpo: mente, corpo, intelecto e consciência. Em sua mão direita (acima) carrega uma machadinha, que decepa os apegos do mundo material, trazendo o homem para o caminho da verdade e da retidão. Na outra (abaixo), o sinal do OM, que abençoa com prosperidade e destemor ou então a mão erguida com o símbolo da swástica que significa o calor do sol. Na mão esquerda (acima), o laço significa a fertilidade, a própria natureza. Significa que os apegos mundanos devem ser deixados de lado. Pode conter também uma flor de lótus que significa a realização do próprio “eu”. Na outra (abaixo), gadu, um doce feito de grão-de-bico com açúcar granulado ou doce-de-leite com arroz, que representa a satisfação e a plenitude do conhecimento. O rato significa que devemos ser astutos e diligentes em nossas ações. A serpente é o símbolo da energia física, guardiã dos segredos da Terra. Suas pernas, uma por cima e outra abaixo significa a habilidade de “viver no mundo sem ser do mundo”.
É o Mestre do Conhecimento, da Inteligência e da Sapiência. É aquele que proporciona a potência espiritual e a inteligência suprema. É o grande Removedor dos obstáculos, Guardião da Riqueza, da Beleza, da Saúde, do Sucesso, da Prosperidade, da Graça, da Compaixão, da Força e do Equilíbrio.

Namastê: cumprimento usado na Índia. Significa curvo-me perante a ti ou o
Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."


(postado por Etel)

Um comentário:

  1. Interessantíssimo o simbolismo desses elementos né...acho o máximo!
    Bjoo

    ResponderExcluir